o poder das palavras..

Fotografia R.M.
Será que as pessoas não têm nocão do poder que as palavras têm? ou pelo contrário, sabem perfeitamente qual o seu poder.
Muitas vezes acabam por ser apenas coisas que lhes saiem pela boca fora sem quaçquer propósito ou destino sem pensar se elas irão fazer mossa em alguem. Será esse o objectivo? o de ver até onde podem ir? o de provocar? tiram prazer disso? Eu não consigo conceber esse raciocínio...Que ganham com isso? Ainda espero que me consigam explicar isso.
Apenas criam um mau estar nas pessoas que se sentem abusadas e tratadas sem qualquer respeito por tudo o que são ou o que pensam, já não vivemos numa sociedade dogmática, cada um de nós pode ter a sua opinião, a sua visão sobre seja o que for sem ter qualquer receio de ver atacado os seu pensamentos e as sua opíniões, sem medo de ser violentado verbalmente apenas por saber o que quer e quais as suas posições, ninguêm detêm a verdade absoluta de nada, muito menos porque alguêm publicou um livro e afirmous que "isto" é "assim" e n existe nada mais além disso, isso é cortar com a maior liberdade de todas a liberdade de pensamento.
Vivemos num mundo tolerante e para ser tolerante é necessário ser humilde e saber ou pelo menos tentar ver a posição do outro que se nos opõe quer em ideias quer em termos ideológicos. Eu não sou perfeito apenas posso afirmar que tento ser uma pessoa tolerante...
Talvez por razões do passado me tenham levado a ser assim e a tentar me posicionar do outro lado antes sequer de afirmar ou pensar seja o que for de alguêm, gosto e promovo o benefício da dúvida. Mas é mesmo isso que é preciso ver, não vale a pena passar por tantas experiências na vida se apenas forem isso experiências, sem qualquer significado ou razão de ser, aconteceram ponto final e começa outra história. Não estou a dizer para analisarem tudo e todos, não nada disso, apenas que assimilem as outras pessoas como são mas nunca sendo prepotentes e tentar impôr os nosso ideais aos outros mas sim dizer simplesmente, "...olha eu por acaso até vejo a coisa de outra maneira...".
N quero dar sermões a ninguem, e quem me conheçe sabe que não sou assim nem é esse o propósito deste texto ou qualquer outro, isto é apenas um desabafo e como ja disse anteriormente são apenas pensamentos que me passam pela cabeça, que talvez façam sentido ou talvez não.
R.M.

1 comentário:

obrigado pelo tempo dispensado a ver e ler o blog..
logo logo o comentário ficará disponível.
Obrigado
R.M.